Motitsuki é o processo de preparo do tradicional bolinho de arroz japonês, mais conhecido como “Moti”. No preparo, o arroz é batido em um pilão através de um gesto coordenado e sincronizado que exige prática e esforço físico, promovendo um movimento muito interessante de apreciar e participar. Depois que se alcança a consistência desejada, a massa é manuseada e dividida em bolinhos para serem consumidos em diversos tipos de pratos e receitas.
v
Muitas pessoas participam no preparo, algumas cuidam do cozimento do arroz, outras são responsáveis por socar o arroz num pilão com um utensílio na forma de martelão e há também a pessoa que, entre uma batida e outra, deve movimentar a massa para que a sua consistência seja uniforme. Além disso, alguns são encarregados de cortar a massa em pequenas porções e embalá-las.
v
Todo esse esforço é uma maneira de reunir amigos, familiares ou simplesmente amantes da culinária japonesa. Por ser um processo muito importante para a união das pessoas, fazer o “Motitsuki” está sempre incorporado em festas e datas especiais no Japão e aqui no Brasil, através dos descendentes e imigrantes japoneses. Por exemplo, no final de ano, o moti representa a prosperidade e a “boa fartura”, por isso é frequentemente distribuído e consumido na esperança de um próspero ano novo.
v
v
a